sexta-feira, janeiro 20

Midias na Educação

Especialização em Mídias na Educação
Sociedade, cultura e tecnologias

Santaela destaca no texto “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humanos” seis fases de culturas que são elas:
  • Cultura oral: a informação é passada por meio de conversas, diálogos.
  • Cultura escrita: nesta fase o que ocorre é a transmissão por meio de desenhos, escrita
  • Cultura impressa: aqui a informação atinge público mais amplo e rápido
  • Cultura das massas:Nesta fase as informações estão num ritmo acelerado dando uma abertura para que um número maior de pessoas tenham acesso a elas.
  • Cultura das mídias: neste fase a informação mesmo que todos tem acesso, cada um tem uma forma diferente de usar
  • Cultura digital: Nesta fase a conversão dos vários tipos de midias em uma só e procura assimilar as máquinas cada vez mais ao ser humano.
Então estamos vivenciado atualmente várias formas de cultura, pois uma forma de cultura não anula a outra mais agregando valores presentes numa fase que não tinha em outra, ou seja, muda somente a forma de comunicação


SANTAELA, Lúcia. Da cultura da mídias a cibercultura: O advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n 22, DEZEMBRO DE 2003, QUADRIMESTRAL.

2 comentários:

  1. Embora Santaella não use a terminologia de "categorias" ela se refere a diferentes "formações culturais", identificando seis eras culturais: a cultura da oralidade, a cultura da escrita, a cultura impressa, a cultura de massa, a cultura das mídias e a cultura digital. Cada uma delas tem características próprias, que você poderia identificar neste e em outros textos...
    Estas formações culturais, como você observou, não são excludentes: o surgimento de uma não faz desaparecer completamente a(s) anterior(es).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acredito que essas fases estão presentes no nosso cotidiano uma servindo de base para outra.

      Excluir